PROAE

icon residencia   icon restaurante   icon permanencia   icon transporte   icon esporte   icon cultura   icon acompanhamento   icon apoiopedagogico

Acompanhamento Técnico Social

Serviço desenvolvido pela equipe técnica da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PROAE, composta por assistentes sociais e pedagoga, visando apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em seu acesso e permanência nos cursos de graduação da Univasf.

Atividades Desenvolvidas

  • Entrevista social realizada pela equipe técnica junto aos estudantes (individualmente), visando conhecer de forma mais aprofundada a realidade socioeconômica e familiar dos estudantes inscritos nos processos seletivos do Programa de Assistência Estudantil-PAE da Univasf e verificar a documentação encaminhada pelos mesmos durante a inscrição no PAE;  
  • Identificação dos estudantes vinculados ao Programa de Assistência Estudantil da Univasf que necessitam de acompanhamento pedagógico especifico para encaminhamento ao Serviço de Apoio Pedagógico – SAP, da Pró-Reitoria de Ensino - PROEN.
  • Informação e orientação a estudantes que desejam participar dos processos seletivos do Programa de Assistência Estudantil da Univasf;
  • Informação e orientação a estudantes bolsistas do Programa de Assistência Estudantil da Univasf;
  • Visita domiciliar que consiste no deslocamento da equipe técnica até a residência dos estudantes participantes dos processos seletivos com intuito de conhecer in loco a realidade familiar, propiciando desta forma a inclusão de estudantes que estejam no perfil de vulnerabilidade socioeconômica no PAE.

A visita domiciliar poderá ser solicitada pelos estudantes e também poderá ocorrer após a denúncia de irregularidades nas informações prestadas pelos estudantes, sendo resguardado o sigilo das informações do denunciante.

  • Acompanhamento do desempenho acadêmico dos bolsistas;
  • Acompanhamento das situações de desligamento/substituições de bolsistas;
  • Acompanhamento aos residentes universitários através do projeto “Convivendo com meu colega e valorizando seu modo de ser” com o objetivo de promover a melhoraria a qualidade de vida e dos relacionamentos interpessoais, através de atividades que trabalhem  o autoconhecimento, contribuindo assim para saúde mental dos estudantes.
  • Contatos interinstitucionais realizados pela equipe técnica junto à rede de apoio psicossocial dos municípios de origem dos estudantes para solicitar parceria na emissão de parecer social sobre a condição socioeconômica de nossos estudantes e seus familiares, além disso, este contato serve para articular o atendimento deste público nos serviços ofertados pela referida rede.
  • Divulgação do Programa de Assistência Estudantil da Univasf através de projeto piloto intitulado “Abrindo portas e democratizando a educação superior com o objetivo de ampliar o acesso dos estudantes de escolas públicas ao ensino superior público, informando a respeito da UNIVASF, do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e do Programa de Assistência Estudantil da Univasf. Em 2012 o projeto visitou 04 escolas (Escola Estadual Hildete Lomanto em Juazeiro, Escola Joaquim André Cavalcanti, Escola Dr. Pacífico da Luz e o Colégio CEJA João Barracão em Petrolina).

Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF * Pro Reitoria de Assitência Estudantil - PROAE
Av. José de Sá Maniçoba, S/N - Centro | Petrolina-PE. CEP 56304-205 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - Tel.: (87) 2101-6874

 

Você está aqui: Home Acompanhamento Técnico Social